Zurich Airport Brasil começa obra do Aeroporto de Macaé, pista para retomada de voos comerciais será liberada em dez meses

Zurich Airport Brasil começa obra do Aeroporto de Macaé, pista para retomada de voos comerciais será liberada em dez meses

15 jun 2023

Dentro de dez meses o Aeroporto de Macaé (RJ) estará apto para receber voos comerciais. A antecipação do prazo foi divulgada hoje pela Zurich Airport Brasil, durante evento de lançamento da pedra fundamental da obra da nova pista do Aeroporto de Macaé. A cerimônia contou com a presença da diretoria da Zurich Airport no Brasil e na América Latina (ZALA), do Governo do Rio de Janeiro, da Prefeitura de Macaé e do consórcio Bem Voar, formado pelas construtoras Barbosa Mello (CBM) e Engeform Engenharia, responsável pela construção.

Os voos comerciais estão suspensos temporariamente em Macaé para viabilizar a construção da nova pista. O prazo da concessionária, de acordo com o contrato de concessão, é de 2 anos. Porém, com o foco em encontrar uma solução para atender os passageiros, a Zurich Airport Brasil desenvolveu um estudo para otimizar processos no planejamento e execução da obra, e ampliou o investimento na construção, o que vai permitir a liberação da pista atual para operar voos comerciais em tempo recorde.

“Agregar agilidade a já reconhecida qualidade dos projetos desenvolvidos pela Zurich Airport Brasil, especialmente na execução de uma obra tão importante para Macaé e para a região Norte Fluminense, reafirma o nosso compromisso com o desenvolvimento das cidades onde atuamos”, afirma Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.  

Já a nova pista, que terá 1.410 metros, será entregue em 2025. A nova infraestrutura vai mudar a categoria da base aeroportuária, pois permitirá o pouso e a decolagem de aeronaves de maior porte. O investimento total da concessionária suíça é de R$ 220 milhões.

Para celebrar a construção, já iniciada em 1 de junho de 2023, a concessionária realizou, na manhã desta quarta-feira na área de desembarque do terminal, a Aufrichtefest, uma cerimônia suíça realizada durante construções. 
Atualmente, o Aeroporto de Macaé responde por cerca de 55% das operações offshore na região, o que representa um aumento de 120% em sua participação no mercado desde o início da concessão ao grupo suíço, em 2019.

Presente no evento, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio do Estado do Rio de Janeiro, Vinícius Farah, destacou a importância da construção da nova pista para a criação de oportunidades de negócios. “É um privilégio contar com os investimentos da Zurich Airport Brasil no Rio de Janeiro, especialmente em Macaé. A cidade tem papel de destaque na geração de emprego e renda no Estado e no país, por conta, principalmente das robustas operações offshore”.

Durante a execução da obra, os voos de aeronaves de asa rotativa, como helicópteros, que hoje são o principal movimento do aeroporto, continuam operando de maneira regular no trecho da pista que não será impactado pela obra.
Em seu discurso, o prefeito de Macaé, Welberth Rezende, falou sobre a importância das parcerias para o desenvolvimento do município. “Estamos muito felizes com a construção da nova pista no aeroporto de Macaé. Esta obra é um exemplo de que contar com parceiros como a Zurich Airport Brasil contribui de maneira significativa para desenvolver ainda mais o aeroporto de Macaé, uma das cidades que mais cresce no Brasil.”

O consórcio de construtoras estima a geração de cerca de 380 empregos diretos e indiretos durante a obra. Estão previstos a implantação da nova pista de pousos e decolagens, incluindo as atividades de desenvolvimento do projeto executivo, terraplenagem, drenagem, tratamento de solos, pavimentação, sinalização e balizamento. Também faz parte do escopo a relocação de equipamentos de auxílio à navegação e revestimento vegetal. O projeto prevê, ainda, a realização de trabalhos na infraestrutura do local com a construção de taxiways e ampliação do pátio de aeronaves de asa rotativa.