Dados Econômicos

Macaé, cidade de economia forte

Macaé é município com grande atividade em negócios, especialmente na área de óleo, gás e energia, e também com vocação turistíca.

Tem o título de capital com a mais intensa atividade portuária no País. Detentora de grandes jazidas de petróleo e de gás natural, o município é também o maior produtor de celulose e de rochas ornamentais (mármore e granito). Sua infraestrutura de hoteis e restaurante é considerada a segunda melhor do Rio de Janeiro.

Sua economia tem destaque na agricultura, com ênfase na expansão do cultivo do café e expressivo desenvolvimento do turismo regional. Segundo estimativa do IBGE 2019, conta com uma população de 362 mil habitantes, com IDHM 2010 de 0,845 e, conforme dados de 2017, um PIB de R$ 60.427,74. 

A cidade tem com o 5º melhor índice de desenvolvimento humano (IDH) entres os municípios brasileiros. A capital, reconhecida por suas belezas naturais e desenvolvimento crescente, foi considerada a 2ª melhor cidade para se viver no Brasil pela Organização das Nações Unidas (ONU) (2015).